sábado, 23 de julho de 2011

Quem foi Amy Winwhouse ?




Amy Jade Winehouse nasceu numa área suburbana de Enfield, Londres, numa família judaica de quatro elementos com tradição musical ligada ao jazz. Seu pai, Mitchell Winehouse, era motorista de táxi e sua mãe, Janis, farmacêutica. Amy tem ainda um irmão mais velho, Alex Winehouse. Cresceu no subúrbio de Southgate e fez os estudos na instituição de ensino Ashmole School. Por volta dos dez anos, Winehouse funda uma banda amadora - e de curta vida útil - de rap chamada “Sweet ‘n’ Sour, as Sour”. Ela descreveu a banda como sendo “the little white Jewish Salt ‘n’ Pepa” (”a pequena Salt ‘n’ Pepa judaica”). 




Ganhou a sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos de idade e por volta dos 16 anos, já cantava profissionalmente ao lado de uma amiga cantora de soul, Tyler James. Seu álbum de estréia, “Frank” (2003), foi indicado para o Mercury Music Prize. Em 14 de fevereiro de 2007 ela ganhou um Brit Award por Melhor Artista Feminina Britânica.Seu segundo álbum, “Back to Black”, recebeu 6 indicações para o Grammy 2008,incluindo os quatro principais ( Revelação do Ano, Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano) e ganhou 5. Back to Black também teve grande sucesso comercial, sendo o disco mais vendido de 2007 , com 6 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro. Durante o EMA 2007, Amy recebeu um prêmio surpresa: Foi feita uma votação entre os artistas de mais destaque nesse ano para saber qual o artista que merecia ganhar, tendo sido Amy a mais votada. Artistas como Rihanna, Chris Brown e Fergie disseram que ela merece uma vez que é original, tem uma voz incrível e um ritmo único.





Amy também é muito conhecida por seus escândalos públicos e pelo uso de drogas. Os problemas de Amy com drogas e álcool têm sido noticiados pelos meios de comunicação ao redor do mundo desde 2008. Em junho de 2008 o pai de Amy revelou aos jornalistas que ela estava com uma possível arritmia cardíaca por conta do uso abusivo de cocaína e cigarros. Em 2009, Amy Winehouse garantiu estar se recuperando. 
Em 2010, Amy Winehouse terminou seu tratamento na reabilitação e finalmente parecia ter-se libertado das drogas, podendo concentrar-se no seu terceiro disco, esperado para janeiro de 2011, fa(c)to que não ocorreu. No seu último concerto em 19 de junho 2010, em Belgrado, a cantora teve uma atuação em que era visível o seu estado de embriaguez, levando a assobios por parte dos fãs sérvios.Ficou assim provado, que a cantora não se tinha ainda curado do alcoolismo.



Os problemas mais sérios com drogas impediram Amy de prosseguir normalmente com a carreira. Apresentações desastrosas no palco, uma voz completamente diferente do que o público havia conhecido e uma postura autodestrutiva (a cantora não escondia que tomava diferentes drogas) impediram que o terceiro álbum fosse produzido. Os próprios executivos da gravadora que representava a cantora não aceitaram suas novas canções. Aparentemente recuperada, Amy prometia um novo álbum para 2011. 
Mas o CD não saiu.
Durante a divulgação do álbum “Frank”, Amy aparecia de forma bastante convencional ao público – roupas discretas, cabelo de lado, pouca maquiagem e um rosto saudável -, apesar de sua voz extremamente marcante. Em 2006, contudo, uma transformação radical, no comportamento, físico e estilo, deixaria à vista um problema que ela confirmou em seu segundo álbum: as drogas e um relacionamento doentio com o produtor musical Blake Fieder Civil, a quem dedicou os seus cinco prêmios no Grammy. 




Desde 2005 os dois viviam uma relação tempestuosa, marcada por diversas separações (após uma delas, Amy teria investido em um affair com o chef Alex Claire). Amy e Blake se casaram em 2007, iniciando uma vida de casal nada tradicional. Logo em seguida,ele foi preso por agredir o proprietário de um pub em Londres, sendo acusado também por tentativa de suborno. O aniversário de casamento seria, assim, comemorado atrás das grades. Foi durante essa época que Amy Winehouse se entregou, enfim, às drogas e seu pai entrou em cena para apontar o genro como responsável pela queda da nova diva. 




Em 22 de janeiro de 2008, um vídeo da cantora usando crack saiu no jornal inglês The Sun, sendo internada em uma clinica de reabilitação no mês seguinte. Diante das polêmicas, o visto para os Estados Unidos foi liberado com atraso e ela não pôde comparecer ao Grammy Awards, que a premiaria em cinco categorias. Apresentações desastrosas, prisões, overdose, caminhadas seminuas pelas ruas e outras passagens em hospitais seriam apresentadas de forma incessante pela mídia.

Blake pediu o divórcio após uma longa temporada de Amy no Caribe no final de 2008 – para onde teria ido com o intuito de terminar seu terceiro álbum longe das drogas. Lá, a cantora foi fotografada fazendo topless e proibida pelo resort de nadar na piscina, já que havia sido encontrada várias vezes desmaiada ao lado da mesma em função da bebida. Após muitas polêmicas, Amy voltou para Londres mais bonita - colocou silicone nos seios - e aparentemente mais saudável. 




No entanto, em agosto de 2009, foi flagrada saindo de um pub trançando as pernas, com lágrimas nos olhos, a camiseta suja, uma queimadura e um pó suspeito no nariz. No final de 2010, a cantora foi expulsa de uma peça de teatro infantil depois de falar palavrões, pedir em casamento o príncipe da história e supostamente agredir o gerente da casa. 

Durante voltas e reviravoltas com BlakeAmy se envolveu com o também polêmico cantor Pete Doherty. Depois de chegar a convidá-lo para morar em sua casa, a inglesa apresentou o seu novo namorado em 2010, o cineasta Reg Traviss

O relacionamento entrou em crise porque ela teria sugerido casamento e ele recusou, segundo a MTV europeia.

Discografia
2003: “Frank”           
2006: “Back to Black”  
2007: “Maximum Amy Winehouse   
“Absolutely” (ao vivo)
“The Other Side of Amy Winehouse” (coletânea com remizes, b-sides e raridades)
2008: “Frank” (deluxe edition)
2007: DVD “I Told You I Was Trouble – Live in London” 
2009: “Back to Black (deluxe edition)



Morte


No dia 23 de julho de 2011, foi encontrada morta em sua casa. A causa da morte ainda não é conhecida.



14/09/1983 - 23/07/2011



2 comentários:

  1. Amy nós te amamos muito e você sempre permanecera viva em suas cançôes, estilo, beleza e principalmente em nossos corações I love Star Amy

    ResponderExcluir
  2. amy continuaremos te amando e te admirando pela a artista incrivel e inigualavel que vc foi e continuará sendo te amaremos para sempre I LOVE AMY

    ResponderExcluir