quarta-feira, 20 de julho de 2011

38 anos da morte de Bruce Lee – a trajetória de um revolucionário.



                        

Há exatos 38 anos,em 20 de julho de 1973,falecia Bruce Lee, o homem que sozinho, conseguiu revolucionar não só a forma de se fazer filmes de ação, mas todo o contexto das artes marciais em níveis globais. Sua lenda continua viva desde sua prematura morte e hoje, Bruce Lee talvez seja o nome mais conhecido quando falamos em artes marciais. Não á toa, Bruce Lee hoje é reconhecido como “The original MMA fighter” e grande promotor da cultura chinesa no ocidente e o blog do Dido não poderia deixar de prestar sua homenagem.




Pra mim é bem difícil escrever sobre Bruce Lee, pois Bruce foi meu herói de infância, despertando o meu interesse pelas artes marciais desde muito cedo. È meio redundante falar sobre sua história de vida, mesmo que ela esteja diretamente relacionada ás artes marciais, mas ao invés de falar sobre sua biografia (facilmente encontrada em qualquer site hoje em dia), vamos nos ater ás suas contribuições reais ás artes marciais chinesas, ignorando todo o lendário criado após sua morte, para podermos realmente apreciar seu legado.
Bruce Lee ao chegar de Hong Kong, primeiramente lecionou aulas de Ving Tsun nos Estados Unidos, antes de iniciar sua carreira no cinema. Podemos considerar então que Bruce Lee foi o introdutor do Ving Tsun na América, mesmo que de forma extra-oficial, pois Lee não havia concluído seus estudos com Sifu Yip Man no estilo Ving Tsun. Isso por si só, já seria uma grande contribuição de Lee ao Ving Tsun, pois efetivamente o estilo só ficou conhecido por causa dele.



Quando Lee escreveu “Chinese Gung Fu-The philosophical art of self-defense”, acabou fazendo uma boa divulgação dos estilos chineses de combate á comunidade marcial dos EUA, que já estava bem habituada aos estilos de luta oriundos do Japão e da Coréia. Apesar de que o livro só o tenha tornado um ilustre desconhecido – devido á pouca tiragem - num primeiro momento, ele foi importante para Lee, pois seus contatos (e obviamente seus desafios) aumentaram á ponto do então famoso Ed Parker o convidar para uma demonstração, que abriria as portas para o cinema.
Quando Lee estava fazendo o seriado “The Green Hornert”, seus métodos de treinamento já haviam mudado em muito em relação á forma de quando ele treinava em Hong Kong. Obviamente sua visão do próprio Ving Tsun já havia mudado há muito. Seu incrível talento e velocidade nos movimentos de combate começaram á fazer sua fama e na sua própria interpretação, Lee se viu obrigado á estar sempre á frente, mesmo que pra isso, tivesse de se submeter á métodos espartanos e hard core de treinamento.
Com isso, Lee assinalava que nas artes marciais, mais importante que a habilidade especifica de luta era a participação individual do praticante em manter seu corpo em forma todo o tempo, para que este possa estar sempre preparado. Bruce Lee abriu os olhos dos praticantes de artes marciais para o desenvolvimento pessoal, complementando seu treinamento marcial com uma boa dieta e treinamento muscular intensivo. O método Cooper tinha em Lee um forte defensor.

Mais tarde,chateado com os plágios que outros mestres faziam de seu método, Lee batizou seu “estilo” de Jeet Kune Do, o que em tradução aproximada significa “O Caminho do punho que intercepta”.O caso é que Lee estudou em sua estada nos EUA vários estilos de combate,que lhe deram uma visão menos “restrita” em relação aos mestres ortodoxos.Mesmo assim, Lee afirmava contundentemente que seu único mestre era de fato, o Si Jo Yip Man. Aliás, a foto abaixo, mostra Si Jo Yip Man com Brandon Lee, ainda bebê, o que acaba com qualquer especulação sobre um possível desentendimento entre Todai-Sifu.

(Sifu Yip Man segurando Brandon ainda bebê, 1965)


Bruce Lee desenvolveu vários equipamentos para o treinamento e junto com o profissional das artes marciais Jhon Rhee, foram os responsáveis pelos protetores de Tae Kwon Do que vemos hoje. Ele desenhava esboços de equipamentos para treinamentos de força que seriam usados em seu treinamento complementar de musculação e George Lee, parceiro de treino e amigo construía o equipamento requisitado.



Sua visão não ortodoxa das artes marciais o fez ver muito além do seu tempo, tornando-o o precursor do moderno MMA, ao afirmar que seu Jeet Kune Do em essência era usar tudo aquilo que funcionasse em uma situação real de combate.Sua metodologia até hoje é analisada e discutida. Seu método de combate não era um estilo sistematizado, mas uma forma de pensar e de fazer o lutador encontrar qual o melhor método de luta para ele e não o contrário. Para Lee, eficiente – em se tratando de combate real - era tudo aquilo que dava resultado,literalmente.

De acordo com pessoas que conviveram diretamente com ele, Bruce Lee era um experimentador nato. Conseguia extrair o melhor de cada estilo de combate e assimilava o movimento até que ele o “incorporasse”. Obviamente, um lutador de tal renome se via constantemente desafiado. De acordo com Dan Inosanto, esses desafios não eram bonitos de se ver. Geralmente, Lee analisava antes o oponente e o combate acabava antes de se completarem 10 segundos.




O livro póstumo Tao of Jeet Kune Do mostra de forma clara como Lee pensava e se movia. Essa obra possibilitou as pessoas de vários lugares do mundo entender um pouco mais sobre a visão de Lee á respeito das artes marciais ditas “clássicas” e estabeleceu novos parâmetros para as artes marciais em geral. A intenção do livro, não era á de ser um manual de instruções, mas uma via para a apresentação da visão pessoal de um artista marcial dedicado.

(Foto rara de Bruce Lee no dia de seu casamento com Linda)

Como o cinema, Bruce viu o veículo perfeito para divulgar sua arte e seus princípios filosóficos. Tornou conhecido no mundo inteiro o Kung Fu chinês através de seus filmes, fazendo florescer o interesse dos ocidentais pela cultura oriental, além claro, de revolucionar o modo de como eram feitos os filmes de ação na década de 70.
Portanto, Bruce Lee foi não só um ator de cinema, mas um praticante de artes marciais cuja morte, há exatos 39 anos atrás não apagou sua lenda.

Alguns livros de Lee para download:




Tao do Jeet Kune Do- Português




Todos os direitos e créditos ao : http://blogdodido-dido.blogspot.com

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e por este post. Só gostaria de corrigir a informação de que faz, de fato, 38 anos que Bruce Lee faleceu e não 39 (27.11.1940 - 20.07.1973).

    Abraço e, mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de achar o estilo de luta dele impressionante, a coisa que mais me marcou foi a sua filosofia... especialmente aquela citação famosa do "be water, my friend". Conhecem?

    ResponderExcluir
  3. É muito o brigado por escrever estes artigos para o conhecimento de todos sobre o mestre Bruce Lee,é muito importante isso não só para nós atletas de artes marciais mas para toda uma vida das pessoas muito obrigado que Deus te abençoe muito e sua família.
    Espero que neste mês que vem que fara 40 de sua morte que posamos ver outras ainda melhores sobre ele!

    Fica na Paz do senhor Jesus!

    leia Romanos 8:28

    Glorias a Deusssssss!

    ResponderExcluir